47 anos de Balaios

BALAIOS MC/ 47 ANOS / 1969 - 2017

O Moto Clube BALAIOS MC foi fundado por cinco motociclistas visionários, em 15 de setembro de 1969, no antigo Estado da GUANABARA, liderados por JOAQUIM JOSÉ DE PAULA ROSA LEITE, mais conhecido por BLINT BOB.

O nome BALAIOS foi inspirado na história do Brasil, no episódio da "REVOLTA DAS BALAIADAS", ocorrida no Estado do MARANHÃO, entre 1838/1841, tendo sido  adotado por seu caráter CONTESTATÓRIO, representando perfeitamente o espírito dos cinco JOVENS do Clube que formavam.

Era o início dos “Anos 70” e as motocicletas americanas de grande porte, com suas frentes lançadas, com muitas peças cromadas, pinturas personalizadas e grandes encostos traseiros chamados de “Santo Antônio” tornavam-se febre nos USA, se popularizando graças a publicações especializadas que surgiam e a importante contribuição de Hollywood, com o lançamento em 1969 do filme EASYRIDER, título traduzido para as telas brasileiras como  SEM DESTINO, contando a história de Dois jovens que resolvem cruzar seu país em suas motocicletas CHOPPER.

Inspirados pela efervescência da chamada CONTRACULTURA americana, os BALAIOS MC, que inicialmente utilizavam motocicletas BOBBER (pré-guerra),  introduzem no país o estilo de motocicletas CHOPPER e, em 1973, já com as motocicletas prontas, construídas na própria oficina do Clube – a BIG CHOPPER, pioneira no Brasil na customização de motocicletas de motorização V-TWIN, adota as regras utilizadas mundialmente por todos os MCs respeitados e caem na estrada pelo  Brasil afora, sendo reconhecidos por onde quer que passem, pelo seu estilo inconfundível e suas magníficas motocicletas.

Entra a “Década de 80" e o sonho de rodar pelas FREEWAYS americanas começa a se materializar; O evento de DAYTONA naquela época já era um evento “misto” com  motos customizadas e convencionais, naturalmente então surge o nome de  STURGIS, em Dakota do Sul - USA, um evento fechado e ate hoje o mais clássico da América. O Clube então prepara suas motos -  "É, NÓS FOMOS DE MOTO!!!" - e desembarca em NEW YORK - Brooklin, onde planeja a viagem por 10 dias.

Já nos USA, BLINT BOB ganha um concurso de MCs, no Brooklin/NY, com uma SPORSTER 1959 - CHOPPER, feita por ele no Brasil. Com o troféu na garupa, os BALAIOS partem para STURGIS, onde também ganham o prêmio do  “Moto Clube” do país mais distante a participar do evento. Dessa forma, os BALAIOS MC passam a ser conhecidos mundialmente, aparecendo em matérias e fotos de publicações  especializadas, tais como STREET CHOPPER, OUTLAW BIKER , IN THE WIND e IRON HORSE, que faziam a cobertura do evento. No ano seguinte os BALAIOS retornam a STURGIS (de moto ) e  causam a mesma repercussão do ano anterior .
Lamentavelmente, em maio de 1987, em um acidente fatal, morre BLINT BOB, mentor e fundador dos BALAIOS MC, que deixa um legado entranhado nas veias de todos os BALAIOS, o sonho de um MC totalmente Brasileiro e que compartilhasse dos mesmos valores. Com essa missão os BALAIOS começam a organizar vários encontros de moto, no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, até que conseguem realizar os Dois primeiros  encontros de conotação NACIONAL: TIRADENTES/1991 e PENEDO/1994. Daí para frente, a dívida de honra com BLINT BOB está paga, pois o motociclismo de estrada no Brasil está  consolidado!

Já contando com membros nos mais diversos Estados brasileiros, os BALAIOS organizam o RIO BIKE WEEKEND – um evento de projeção internacional, em 1999/2000, em parceria com dois outros Motos Clubes, começa então a era dos Mega Eventos de moto no Brasil.

No ano de 2007, os BALAIOS MC são convidados a participar de um evento internacional realizado na Capital do País – BRASILIA MOTO FESTIVAL, com a participação dos donos da Orange County Choppers do “Reallity” Show americano AMERICAN CHOPPER; nessa ocasião, é gravado um episódio do programa apresentando uma CHOPPER inspirada na Cidade de Brasília, sendo que na mesma oportunidade os donos da OCC  conhecem os BALAIOS pessoalmente e fazem questão de autografar uma  CHOPPER feita pelo Clube, fato este, capitado pelas lentes do Canal Discovery e veiculado mundialmente em um episódio da série AMERICAN CHOPPER.

Em 2008, na Cidade de São Paulo, novamente os BALAIOS MC são convidados a participar de outro evento internacional, desta vez, o SÃO PAULO MOTO FESTIVAL, realizado no Autódromo de Interlagos, no qual o clube pode mostrar mais uma vez seu verdadeiro potencial estando presente com mais de 100 motocicletas mono marca, que necessitaram de escolta para atravessar a Cidade de São Paulo ate o evento;  fato este capitado pelas mais variadas fontes da mídia nacional.

Hoje, nós BALAIOS MC, do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Campinas/SP, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Costa do Sol/RJ, ABC/SP, Zona Sul/Sp, Blumenau/SC, Barra/ RJ, Juiz de Fora/MG,Fronteira/MS temos orgulho de fazer parte da história do motociclismo de estrada em nosso país. Nesse ano, no qual comemoramos 45 anos de nossa fundação, temos consciência de termos contribuído para o fortalecimento do motociclismo no Brasil e deixamos nossos votos de quem sabe, podermos nos encontrar pelas estradas da vida.

MOTOCICLISTAS POR VOCAÇÃO,
HARLEIROS POR OPÇÃO,
BALAIOS DE CORAÇÃO.

BALAIOS M.C.
MAIS DO QUE UM CASO DE VIDA OU MORTE.