Origem do Nome

 ... desejo de independência, conflitos de interesse político, mas sobretudo um forte sentimento nacionalista pelos Brasileiros natos (e por adoção) invade a primeira metade do século XIX. O povo não apenas assiste aos acontecimentos, mas deles participa. Em 1838 no Norte/Nordeste a sociedade estabelecida, é abalada por uma revolta que foi denominada A BALAIADA. A famosa revolta teve seu inicio em quando um nativo de nome Raimundo Gomes Vieira, acompanhado por nove homens, invade a cadeia de Vila do Manga (MA), solta os presos, obtém o apoio da guarnição de soldados locais e faz várias reivindicações ao Governo das Províncias. À Raimundo Gomes, se unem outros grupos revoltosos, criando uma espécie de Federação de Chefes de Cangaço.

O sentimento que levou a esta revolta, é muito bem simbolizado na história de um sitiante que vivia de fazer cestos de cipó (no nordeste chamado Balaio). Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, conhecido pela alcunha de Balaio teve suas duas filhas desonradas por um Alferes, vinga-se e adere a revolta contra o poder estabelecido, torna-se um cruel chefe de cangaço e encontra a morte em combate a frente do movimento.

Por este estilo contestatório, reinvidicador e revolucionário, o nome BALAIOS foi adotado para nosso clube, e o cangaceiro como símbolo foi uma conseqüência natural.